Padrão de consumo de energia em Ontário alterado pela pandemia

Foto: Jonas Leupe/Unsplash
Foto: Jonas Leupe/Unsplash

A pandemia veio alterar os padrões de uso de eletricidade na província de Ontário. Verificou-se uma redução substancial, durante o verão passado, para níveis pouco vistos nos últimos anos. A informação foi dada pela Independent Electricity System Operator.

O padrão de consumo de eletricidade na província de Ontário viu alterações com a chegada da pandemia. De acordo com os mais recentes dados da Independent Electricity System Operator, registou-se uma redução significativa, e quase recorde, no uso de eletricidade na região, verificada no verão de 2020.

As medidas restritivas no Canadá obrigam os cidadãos a ficarem em casa, mesmo no verão.

De acordo com os dados apurados da operadora de sistema, durante o mesmo período os consumidores residenciais usaram mais energia do que se calculava, ao passo que os consumidores comerciais usaram menos.

Dados da operadora mostram que o pico do consumo de eletricidade aumentou no período mais quente do ano para quase 25 mil megawatts. O maior número registado desde 2013. Ainda assim, em Ontário, o consumo de eletricidade no ano passado foi o segundo mais baixo desde 1988

A ordem de ficar em casa durante os bloqueios fez subir o consumo de eletricidade em 13% durante o período do inverno, em relação aos valores anteriores ao período da pandemia. No verão, o consumo foi ainda maior.

Tais números verificaram-se porque, durante esse período, os consumidores passaram mais tempo em casa do que se esperava.

E, segundo a operadora, manter um padrão de consumo energético é fundamental para atender ao pico de utilização e garantir uma rede estável.

A mudança no consumo de energia está, agora, menos previsível. Isso dificulta o aumento ou a diminuição rápida na produção de geradores movidos a energia nuclear, que são os aparelhos que respondem pela maior parte da eletricidade na província, à medida que o consumo oscila.