PACOTE DE EMERGÊNCIA PASSA POR UNANIMIDADE NO PARLAMENTO

Foto jornal: Saffron Blaze/Wikipedia
Foto jornal: Saffron Blaze/Wikipedia

A Câmara dos Comuns aprovou esta quarta-feira o pacote de emergência para resposta à pandemia do COVID-19. Depois de uma longa noite de negociações, as medidas foram aprovadas por unanimidade. O documento já foi, entretanto, aprovado no Senado e promulgado pela Coroa.

A votação no Parlamento deveria ter acontecido na terça-feira, mas o processo atrasou-se devido à desconfiança da oposição. Não só o Partido Conservador, mas também o NDP, contestaram algumas medidas do pacote, que autorizavam o governo a aumentar impostos unilateralmente e a ter gastos excecionais durante dois anos.

O poder de aumentar impostos foi retirado do documento e, afinal, o executivo só poderá gastar dinheiro sem a aprovação na Câmara dos Comuns, durante seis meses. Feitas as alterações, a legislação foi aprovada pouco antes das 6 da manhã. O pacote de 81 mil milhões visa ajudar os canadianos e as empresas a fazer face aos impactos da pandemia. Incluem-se mais subsídios trabalhistas, incentivos parentais ou o adiamento de prazos de pagamentos de obrigações, entre outras ajudas.