

O governo canadiano apresentou um défice de 941 milhões de dólares para outubro, em comparação com um défice de 3,21 mil milhões de dólares no mesmo mês do ano passado.
O monitor fiscal de Otava diz que a melhoria surgiu com o aumento da receita (11,1 por cento), impulsionada pelas maiores receitas com o imposto sobre o rendimento individual e GST (Goods and Services Tax).
Os resultados de há um ano atrás incluíram um ajustamento único para baixo, devido à introdução do plano de divisão de rendimento para famílias do governo Conservador e uma duplicação do crédito fiscal (fitness) para crianças.
O governo Liberal recém-eleito está a planear terminar com a divisão de rendimento.
Os gastos com programas para o mês de outubro (2015) aumentaram 0,4 por cento, enquanto os encargos da dívida pública caíram 6,4 por cento.
Para o período de abril a outubro, o governo apresentou um excedente de 634 milhões de dólares, em comparação com um défice de 3,95 mil milhões de dólares em igual período do ano anterior.
A receita para os primeiros sete meses do ano fiscal subiu 8,7 por cento, enquanto os gastos com programas subiram 6,6 por cento. Os encargos da dívida pública caíram 3,6 por cento.
Fonte: Canadian Press