
O governo federal está a oferecer uma ajuda financeira aos sem-abrigo de Toronto.
Numa conferência de imprensa, na sexta-feira de manhã, o ministro das Finanças federal Joe Oliver anunciou que o governo vai disponibilizar um pouco mais de 86 milhões de dólares à cidade para ajudar os mais vulneráveis a ter uma habitação.
Segundo a notícia avançada pela Citynews, o financiamento é parte de um plano de cinco anos para ajudar a combater a condição de sem-abrigo, e a cidade vai decidir como este vai ser usado.
A condição de sem-abrigo é um “terrível flagelo”, declarou Oliver, acrescentando que mais de 5.000 pessoas em Toronto estiveram sem uma casa, (números até abril de 2013), sendo que um terço destas eram idosos.
Oliver sublinhou que o financiamento visa investir nas pessoas mais vulneráveis em Toronto; o ministro também destacou que a falta de moradia é uma questão que está “perto do coração do presidente John Tory”.
Candice Bergen, ministra responsável pela GTA, salientou que o governo federal gostaria de ver cerca de 65 por cento do financiamento ir diretamente para “projetos de primeira habitação”.
O financiamento não é “dinheiro novo”, indicou Patricia Anderson, administradora da Shelter, Support & Housing Administration Division da cidade, através de e-mail, e “refere-se à alocação de Toronto de 86.5 milhões de dólares de financiamento (2014-2019) para a Homelessness Partnering Strategy”.
Anderson lembrou que a agência tinha conhecimento, desde agosto de 2013, que o programa seria renovado, acrescentando que “já investiu recursos para 2016 em cerca de 100 agências da comunidade”.
De acordo com Tory, o financiamento do programa federal ajudou a cidade a lançar em 2005 o programa Streets to Homes, o qual tem ajudado milhares de pessoas a ter uma habitação permanente desde então.
Tory disse que o financiamento federal vai durar até 2019, mas ele quer continuar as conversações com ambos os níveis de governo sobre a habitação a preços acessíveis e o financiamento continuado.
A conferência de imprensa teve lugar no Furniture Bank, que foi fundado pela Irmã Anne Schenck como um lugar onde as pessoas em necessidade podem ir para mobiliar as suas casas.
Ela recordou que a ideia para o Furniture Bank surgiu quando ela visitou uma família em Scarborough que não tinha pratos suficientes para os seus filhos.