OS PREÇOS DA GASOLINA BAIXARAM EM 2015, MAS NÃO TANTO QUANTO O PREÇO DO CRUDE

petro canadaO preço da gasolina caiu 16 por cento em Quebec no ano passado, de acordo com um estudo realizado pela CAA-Quebec.
A empresa de assistência ao automobilista diz que isso significa que o condutor poupou em média entre 300 a 500 dólares em 2015 em comparação a 2014.
Os preços no Quebec e na região de Montreal permanecem os mais elevados do que em outros lugares por uma série de razões.
Enquanto o preço do barril de petróleo bruto caiu, para uma média de 52 dólares em 2015, o enfraquecido dólar canadiano ainda teve um grande impacto em por que o preço da gasolina não baixou tanto.
O custo e a margem de lucro da refinação do petróleo é de cerca de 20 cêntimos por litro, o que é mais elevado do que em 2014, mas é devido, principalmente, ao valor da moeda canadiana.
Outros fatores que contribuem para o preço da gasolina ser mais alto em Montreal incluem mais impostos por litro de gasolina na região metropolitana, e o mercado de carbono do Quebec.
Anne-Sophie Hamel da CAA-Quebec disse que a margem de lucro em Montreal aumentou em 2015.
O mercado de preçário do carbono do Quebec foi lançado há vários anos, num esforço para reduzir os gases de efeito estufa. O Ontário está prestes a juntar-se ao mercado no próximo ano, enquanto que Manitoba anunciou em dezembro que iria se juntar ao programa de limite e comércio de emissões.
A CAA também observou que das 17 vezes em que os preços da gasolina foram aumentados numa sexta-feira, em 11 dessas vezes a subida não estava associada a qualquer aumento do preço do crude.
Fonte: CTV Montreal