Os apoiantes conservadores são mais suscetíveis às falsas narrativas russas: relatório

Foto: Canadian Security Intelligence Service

Uma maioria significativa de canadianos foi exposta à desinformação russa sobre a guerra na Ucrânia, sendo os apoiantes do Partido Conservador particularmente suscetíveis, de acordo com um relatório da DisinfoWatch. O inquérito, que faz parte do Instituto MacDonald-Laurier, revelou que 71% dos canadianos já se depararam com pelo menos uma narrativa russa falsa, sendo que muitos acreditam ou não têm a certeza da sua veracidade. Os apoiantes conservadores apresentam os níveis mais elevados de exposição e de crença em comparação com os seus homólogos liberais e do NDP.

O diretor da DisinfoWatch, Marcus Kolga, sublinhou que a desinformação visa minar o apoio canadiano à Ucrânia e suspender a ajuda e o fornecimento de armas. A agência de espionagem canadiana, CSIS, também alertou para o facto do apoio do Canadá à Ucrânia o tornar um alvo da desinformação russa.

As principais conclusões do inquérito incluem:

– 25% dos apoiantes do Partido Conservador acreditam que a Rússia se está a defender dos nazis ucranianos, e 20% não têm a certeza.

– Apenas 18% dos apoiantes liberais e 4% dos apoiantes do NDP acreditam nesta narrativa, com 12% e 9% de inseguros, respetivamente.

– 36% dos apoiantes conservadores acreditam que a Ucrânia e a NATO começaram a guerra, contra 20% dos apoiantes liberais e 15% dos apoiantes do NDP.

– 37% dos apoiantes conservadores pensam que a Ucrânia deve ceder o território oriental porque “as pessoas que lá vivem são russas”, em comparação com 21% dos liberais e 7% do NDP.

– 49% dos apoiantes conservadores acreditam que a Rússia vencerá inevitavelmente, pelo que a ajuda à Ucrânia apenas atrasa o inevitável, em comparação com 29% dos apoiantes liberais e 18% dos apoiantes do NDP.

O crítico conservador dos negócios estrangeiros, Michael Chong, sublinhou o apoio continuado do partido à Ucrânia e criticou o governo liberal pela insuficiente ajuda militar. O investigador de desinformação Sam Andrey observou que a desconfiança da direita política nos meios de comunicação social facilita a propagação de narrativas falsas, que também são influenciadas por figuras de direita nos EUA. Tanto Andrey como Kolga sublinharam a importância de verificar a informação através de fontes de notícias credíveis para contrariar os efeitos nocivos da desinformação na democracia.