ORDEM MUNDIAL DOS TEMPLÁRIOS FICA SEDIADA EM PORTUGAL

Portugal continua a merecer a confiança do mundo pela forma simpática como são recebidos os forasteiros e, acima de tudo, pela segurança e fatores naturais muito positivos que caracterizam o País. Mais um exemplo desta confiança é o facto de a cidade de Tomar ter-se tornado a sede internacional da Ordem dos Templários, por decisão tomada na última Convenção desta Ordem e que reuniu representantes de 44 países, incluindo a canadiana Nola Crewe, Grã-Prior de Toronto. A Ordem dos Templários desapareceu no ano de 1312, por determinação do Papa Clemente V, e desde essa data os Templários nunca mais dispuseram de uma sede física, a partir da qual poderão exercer a sua influência histórica.

Daqui a dois anos, os Templários vão comemorar 900 anos de existência e mais uma vez se espera que a cidade de Tomar possa acolher essa efeméride com a chegada de “cavaleiros” provenientes de toda a Europa e continente americano. A Ordem é presidida, atualmente, por um francês. E foi precisamente em França que ela teve a sua origem e o seu desfecho.

A vida dos Templários sempre esteve envolta em lendas e especulações. A sua origem está relacionada com a necessidade de defesa dos peregrinos à cidade Santa de Jerusalém vindo a tornar-se um símbolo da caridade. Mas uma decisão papal, 200 anos depois da sua fundação, e por influência do Rei de França, obrigou ao seu desaparecimento. Os Templários foram acusados de hereges, ou seja, portadores de pensamentos diferentes dos dogmas do sistema, neste caso da igreja católica. Desde sempre os cavaleiros templários foram considerados homens instruídos, independentes do poder de Roma e vítimas da intriga política. Por sua influência foram construídas muitas catedrais pela Europa medieval, com bases numa geometria sagrada adquirida em Jerusalém, pelos seus fundadores.

Em Portugal, os Templários chegaram antes da fundação do País. Mais tarde, D. Afonso Henriques compensou-os com o apoio prestado nas conquistas aos muçulmanos e estabeleceu em Tomar o Grão- -Priorado de Portugal. Com a extinção da Ordem houve perseguições por toda a Europa, mas em Portugal, o Rei D. Dinis nunca obrigou a entrega dos bens à Igreja, preferindo antes criar a Ordem de Cristo com base no que restava dos Templários.

Acredita-se que o sistema bancário foi iniciado na Suíça, precisamente pelos cavaleiros fugidos de França e que na nova morada implementaram o sistema que hoje conhecemos. Os Templários fugiram para todo o lado e sempre fomentaram o crescimento das suas fileiras. E da inicial inspiração de Ordem Militar (foram mesmo das primeiras da Europa Cristã) passaram a Ordem Fraterna e Filantrópica, no sentido de ajudar o próximo. Hoje, fazem parte da lista de ONG, Organizações Não Governamentais das Nações Unidas.

A decisão recente de transformar Tomar a sede da Ordem Internacional dos Templários é o reconhecimento do trabalho efetuado e vai, com certeza, contribuir fortemente para o incremento do turismo daquela cidade portuguesa à escala global.

A Direção