

O ministro das Finanças do Canadá diz que vai atrasar a entrega de um orçamento até abril, por causa da incerteza económica causada pela queda dos preços do petróleo, noticiou a Canadian Press na quinta-feira.
Joe Oliver referiu, em comentários preparados para uma multidão empresarial em Calgary, que o governo precisa levar em consideração tudo o que está a ouvir nas negociações pré-consulta, antes de finalizar o seu plano fiscal para o próximo ano.
“Dada a instabilidade do mercado atual, não vou apresentar o nosso orçamento antes de abril”, adiantou Oliver, num texto preparado para um discurso para a Câmara de Comércio de Calgary.
Ele diz que, embora os preços baixos do petróleo beneficiem os consumidores nas bombas de gasolina, estes ferem a linha de lucro ou prejuízo das companhias de petróleo, o que leva à diminuição do investimento e menos emprego. Ele lembra que, por sua vez, reduz a receita de impostos, tanto a nível provincial como federal.
“O impacto dos preços mais baixos do petróleo sobre a economia canadiana é complexo e cria benefícios e danos.”
O último orçamento federal foi divulgado em meados de fevereiro de 2014, enquanto que o orçamento em 2013 saiu em março daquele ano.
Oliver ainda está a prometer um orçamento equilibrado, sem aumentos de impostos e um foco na criação de emprego.