Orçamento federal: ‘Tweet’ de Trudeau sobre despesas telefónicas gera polémica

Um comentário recente de Justin Trudeau nas redes sociais deixou muitos canadianos indignados. A propósito de uma medida do orçamento, o primeiro-ministro disse que os gastos dos consumidores com telemóveis caíram nos últimos anos. O problema é que vários dizem que esse não é o caso.

Muitos canadianos estão descontentes com a retórica do Governo federal em torno da descida das despesas com serviços de telefonia móvel.

Na passada quinta-feira, dia 18 de abril, Justin Trudeau acendeu a polémica nas redes sociais. Na plataforma X, o primeiro-ministro deixou muitos consumidores irritados, ao dizer que o Governo cortou os custos com telemóveis pela metade desde 2019, “em parte aumentando a concorrência”.

Com a publicação, Trudeau tinha como objetivo promover uma medida do orçamento federal. O plano de gastos prevê a alteração da Lei das Telecomunicações para ajudar os canadianos a mudar de fornecedor de Internet e de telemóvel. Cita dados da Statistics Canada de dezembro de 2023 que mostram que os custos dos planos telefónicos diminuíram 50%.

O problema é que muitos consumidores dizem que continuam a pagar o mesmo que pagavam há cinco anos.

“De todas as promessas de Trudeau que não se concretizaram, esta foi a que menos se concretizou”, escreveu uma utilizadora no antigo Twitter.

“A minha conta de telemóvel aumentou. Para de mentir”, comentou outra.

Alguns apontaram ainda o dedo a novas ofertas, que estão a fazer com que gastem mais em dados móveis do que o necessário.

Outros argumentam que se trata de uma prova clara da concorrência no mercado e de que os consumidores estão a obter mais benefícios através das novas ofertas, como pacotes de dados maiores, vantagens de roaming internacional ou serviços de voicemail.

Foto: Adrienn/Pexels