Orçamento Federal: Julie Dzerowwicz fala à CMCTV sobre as propostas do governo Liberal

Foto: Márzio Lorenzo - CMCTV

O Canadá vai continuar a receber cerca de 380 mil novos residentes por ano nos próximos três anos, mas com uma mudança de foco: mais imigração económica e menos vagas para reagrupamento familiar e refugiados. A entrada de trabalhadores temporários será reduzida de 370 mil para 230 mil em 2026 e 220 mil em 2028. As autorizações para estudantes internacionais serão cortadas para metade, de 300 mil para 150 mil por ano.

O governo tinha prometido reduzir em 25% os levantamentos mínimos do RRIF por um ano e aumentar em 5% o suplemento de rendimento para idosos de baixos rendimentos. Estas medidas não foram incluídas no novo orçamento, o que causou frustração entre os seniores.

Serão investidos 51 mil milhões de dólares em 10 anos em estradas, habitação, sistemas de água e saúde, com a promessa de criar empregos e impulsionar comunidades. Há dúvidas, no entanto, sobre quando os resultados serão visíveis e quais regiões serão mais beneficiadas.

O governo anunciou 13 bilhões de dólares em cinco anos para construir habitação acessível e enfrentar a crise imobiliária. Apesar do valor elevado, especialistas consideram insuficiente para acompanhar o crescimento populacional e a subida dos preços.