Orçamento federal divide a opinião dos canadianos

Foto: Justin Trudeau/Facebook
Foto: Justin Trudeau/Facebook

Mais de metade dos canadianos estão satisfeitos com o novo orçamento federal e têm uma visão bastante uniforme quanto aos gastos no défice. A informação vem de um recente estudo do Instituto Angus Reid.

Para os canadianos o orçamento federal apresentado pelo governo Liberal é mais bom que mau. Quem o diz é o Instituto sem fins lucrativos Angus Reid, que fez um estudo sobre o tema, e apurou que mais de metade dos canadianos estão satisfeitos com os números previstos pelos liberais (53%).

A maioria prova os novos impostos para proprietários estrangeiros de habitação (54%) e quase metade gostou da iniciativa de mais taxas sobre a compra de itens de luxo (49%).

No entanto, o valor histórico de gastos no orçamento de 2021, e a dívida associada, é o grande motivo de preocupação para 49% dos canadianos inquiridos. Mesmo assim, a maioria (51%) concorda com que as despesas extraordinárias em resultado da pandemia justificam o valor projetado a ser gasto nos próximos dois anos.

O estudo também concluiu que metade das mulheres com menos de 55 anos está contente com a projeção do valor diário de creche a 10 dólares por dia. Um passo dentro do plano de cuidados infantis do Governo liberal no orçamento de 2021.

A divisão de opinião segue também para a política. A intenção de voto em si, no entanto, não mudou em nada. Os liberais continuam a liderar, embora estejam com vantagem de apenas dois pontos percentuais em relação aos conservadores.

De acordo com o estudo, 34%, dos canadianos entrevistados votariam pela continuidade do governo Liberal na próxima eleição. 32% preferem a volta dos Conservadores.