ORÇAMENTO DO ONTÁRIO REFÉM DA POSIÇÃO DO NDP

Charles Sousa
Charles Sousa
Charles Sousa
Charles Sousa

Os liberais do governo do Ontário, através do ministro das Finanças, Charles Sousa, apresentaram ontem o Orçamento 2013 que segundo Sousa representa “uma abordagem equilibrada” para os desafios que a província do Ontário enfrenta.
Construído em torno de seis temas principais, os Liberais disseram que o seu orçamento de 127 biliões de dólares foi destinado para criar “um Ontário próspero e justo”, ao promover o crescimento económico, a proteção dos serviços públicos e permanecer no trilho para eliminar o déficit provincial dentro de cinco anos.
O governo liberal minoritário precisa do apoio de pelo menos um partido da oposição para o orçamento passar. Com o líder do partido Conservador, Tim Hudak, a afirmar que vai votar contra, recai sobre Andrea Horvath, do NDP, a responsabilidade de permitir ou não a viabilização do orçamento para 2013.
Apesar do Orçamento contemplar algumas das exigências dos Novos Democratas, Horvath já disse que quer primeiro ouvir e falar com os Ontarianos para ver o que eles têm a dizer, antes de tomar uma posição final.