ORATÓRIO DE SÃO JOSÉ VAI PASSAR POR GRANDES REFORMAS

St. Joseph's Oratory
St. Joseph's Oratory
St. Joseph's Oratory
St. Joseph’s Oratory

Os três níveis de governo estão a unir esforços para renovar um marco de Montreal.
Anos depois que foi proposto pela primeira vez, o Oratório de São José vai passar por grandes reformas ao longo dos próximos cinco anos, numa tentativa de torná-lo mais acessível a todos.
A atração turística e santuário católico ao Irmão André será renovada com novas áreas de estacionamento, mais terreno para pedestres e jardins mais bonitos, e uma nova unidade para visitante.
As equipas de construção também irão realizar um objetivo há muito aguardado para muitos: a abertura do topo da cúpula como uma vigia acessível ao público.
Serão instalados elevadores, dentro do Oratório, e embora não haja nenhuma promessa de que a cúpula será acessível a todos, aqueles com mobilidade limitada poderão aproximar-se do cume.
O trabalho será feito em duas fases, com o paisagismo e construção de uma nova boutique e restaurante a ter lugar a partir de 2017 até 2019.
Quando isso ficar concluído, as equipas irão trabalhar no edifício entre 2019-2021 para criar um novo mirante e para abrir o topo da cúpula aos visitantes.
O projeto vai custar 80 milhões de dólares, com financiamento proveniente de quatro fontes.
O governo do Quebec, através de vários fundos, está a contribuir com 31 milhões de dólares, enquanto que o Oratório está a contribuir com quase 17 milhões de dólares.
O governo federal está a dar 22 milhões de dólares para o projeto, e a cidade de Montreal contribui com uma verba de 10 milhões de dólares.
Fonte: CTV Montreal