OPOSIÇÃO VENEZUELANA FICA HOJE A SABER SE AVANÇA O REFERENDO CONTRA MADURO

LusaCaracas, 02 jun (Lusa) – A oposição da Venezuela fica hoje a saber se as autoridades eleitorais do país aceitam ou não os 1,8 milhões de assinaturas recolhidas a favor de um referendo sobre o afastamento do presidente Nicolas Maduro.

Hoje à tarde terá lugar uma reunião entre os representantes da Mesa para a Unidade Democrática (MUD), a coligação que tem maioria no parlamento venezuelano, e o Conselho Nacional Eleitoral do país sobre a validação ou não das assinaturas, com o país em suspenso e em risco de uma “explosão social” em caso de rejeição, escreveu hoje a agência France Presse.

De acordo com a agência, a Venezuela está “à beira da implosão” desde a vitória dos partidos anti-chavistas nas legislativas de dezembro, algo que aconteceu pela primeira vez em 17 anos (Hugo Chávez foi presidente de 1999 a 2013 e o seu “delfim”, Nicolas Maduro, desde então). Nas ruas da Venezuela “multiplicam-se os linchamentos e as pilhagens”, resultado de um país produtor de petróleo com a economia devastada e no qual “falta de tudo (farinha e medicamentos)”.