OPERAÇÃO VECTOR: O EXÉRCITO CANADIANO VAI AJUDAR NA DISTRIBUIÇÃO DA VACINA

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

As Forças Armadas Canadianas receberam ordens para dar início à preparação para a distribuição da vacina da covid-19, assim que esta for aprovada. O comandante superior garante, entretanto, que essa preparação já vem a ser feita há muito tempo.

Foi dada luz verde para iniciar a preparação para a distribuição da vacina contra a covid-19 quando esta for aprovada pela Health Canada. As Forças Armadas Canadianas receberam ordens para dar início ao plano de preparação, denominado de “Operação Vector”, liderado pela Agência de Saúde Pública do Canadá.

O comandante superior do exército assegura que as forças militares já há muito vêm a preparar-se para a este compromisso.

O General Jonathan Vance, chefe do Estado-maior do Canadá, emitiu uma diretriz que detalha como o exército canadiano pretende ajudar na distribuição da vacina.

Tarefas como a deslocação de última hora aos Estados Unidos ou até à Europa, para trazer e distribuir doses da vacina no Canadá, e a entrega e abastecimento de stock médico, preocupam o exército canadiano na realização de outras chamadas de emergência.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, nomeou o General e antigo comandante da NATO, Dany Fortin, para liderar a operação de gestão e distribuição da vacina.

No entanto, o partido conservador da oposição, não está contente com a alegada falta de informação do Governo liberal. Os Conservadores introduziram uma moção na Casa dos Comuns que exige mais detalhes sobre a distribuição vacina covid-19, nomeadamente uma previsão da chegada e quem tem prioridade para a receber.

A Health Canada já está na fase final da revisão da vacina covid-19 da Pfizer e da Moderna, que deverá chegar a um resultado no final deste mês, e a sua distribuição está prevista para o primeiro trimestre do próximo ano.