
Viena, 23 dez (Lusa) – A OPEP prevê que o preço do barril de petróleo comece a recuperar, depois da brutal queda deste ano para os níveis mais baixos da última década, e suba até aos 80 dólares em 2020 e os 160 dólares em 2040.
Este cálculo da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) consta no relatório Previsões Mundiais do Petróleo 2015, hoje divulgado, e foi feito com base numa estimativa de que a economia mundial cresça entre 3,5% e 3,7% no período entre 2016 e 2020 e entre 3,6% e 3,3% nas duas décadas seguintes.
As estimativas de preços do grupo petrolífero referem-se ao barril de referência da OPEP, que se baseia numa mistura de 12 qualidades de petróleo dos Estados-membros da OPEP e é um valor nominal, ou seja, não inclui a inflação.