ONU: “MAIS NENHUM PORTUGUÊS TERIA CONSEGUIDO ESTE ÊXITO” — MARCELO

LusaNova Iorque, 12 set (Lusa) – O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, classificou o dia de hoje, em que António Guterres prestou juramento como secretário-geral das Nações Unidas, como de “unidade nacional” e defendeu que “mais nenhum português teria conseguido” este êxito.

Em declarações aos jornalistas poucos minutos depois da cerimónia de juramento de António Guterres, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, o chefe de Estado fez questão de cumprimentar em primeiro lugar o Governo, tendo ao seu lado o primeiro-ministro, António Costa.

“Felicitar todos os portugueses porque trata-se de um dia de unidade nacional, cumprimentar o primeiro-ministro, porque o Governo teve um papel essencial”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que fez questão de estender essas felicitações aos ausentes ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e embaixador português junto das Nações Unidas, Álvaro Mendonça Moura.