ONTÁRIO VAI INVESTIR MAIS DE 40 MILHÕES DE DÓLARES EM INFRAESTRUTURAS DESTINADAS À CIRCULAÇÃO EM BICICLETA

(Jim Mone/AP Photo)
(Jim Mone/AP Photo)
(Jim Mone/AP Photo)
(Jim Mone/AP Photo)

O governo provincial apresentou um novo programa para investir milhões de dólares em infraestrutura destinada à circulação em bicicleta em municípios de todo o Ontário, a fim de melhorar a segurança e reduzir a poluição do ar.

O Ministro dos Transportes do Ontário, Steven Del Duca, e o Ministro do Turismo, Cultura e Desporto Eleanor McMahon fizeram o anúncio em Toronto para coincidir com o Bike to Work Day – iniciando um mês dedicado à prática de ciclismo para reduzir o congestionamento do trânsito e fazer exercícios.

Isso faz parte do novo programa de ciclismo urbano de quatro anos da província, que disponibilizará, este ano, até 42,5 milhões de dólares aos municípios elegíveis. O financiamento para os próximos anos “será determinado com base na disponibilidade de recursos do comércio de emissões”, segundo o governo.

O programa abrangerá até 80% do custo dos projetos de ciclovias e pretende estabelecer mais rotas de circulação em bicicleta em áreas urbanas e volumes de alto tráfego. É financiado pelo programa de comércio de emissões da província e pretende promover a segurança da circulação em bicicleta, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

Para serem elegíveis, as propostas de projetos devem mostrar que estão a trabalhar para implementar um plano de ciclismo urbano, que inclui ciclovias perfeitamente identificadas e fisicamente separadas, caminhos de uso múltiplo, modificações de interseção e suportes para bicicletas.

O programa será dividido em duas linhas de financiamento – uma para municípios de média e grande dimensão e outra para municípios mais pequenos, com população inferior a 15 mil. O financiamento para os municípios de pequena dimensão será limitado a 25 mil dólares por ano.

A província começará a aceitar candidaturas a partir de 5 de junho.

Fonte: CP24