

(AP Photo/Don Ryan)
O Ontário vai instalar cerca de 500 estações de carregamento para veículos elétricos em toda a província, na esperança de que isso venha a encorajar mais residentes a usar veículos elétricos.
O governo provincial diz que a rede de estações públicas vai ajudar a resolver “a ansiedade” entre os condutores de carros elétricos que podem estar preocupados com a distância que os seus veículos podem percorrer em comparação com os veículos tradicionais.
A rede completa de estações permitirá que os veículos elétricos possam viajar de Windsor, Ontário, a Otava, ou a partir de Toronto para North Bay, Ontário, bem como em e à volta dos grandes centros urbanos.
As estações – que serão instaladas em mais de 250 locais, incluindo autoestradas, locais de trabalho e espaços públicos – deverão entrar em serviço até ao final de março do próximo ano.
O governo diz que o investimento de 20 milhões de dólares em estações de carregamento vem do Fundo de Investimento Verde do Ontário, no valor de 325 milhões de dólares, que apoia projetos que combatem as alterações climáticas.
A província oferece até 14.000 dólares em incentivos para os compradores de veículos elétricos, uma vez que aponta para que os carros elétricos representem cinco por cento das vendas de veículos novos em 2020. Esta refere que há cerca de 7.000 veículos elétricos atualmente nas estradas no Ontário.
“Ao investir em infraestrutura de carregamento que é rápido, confiável e acessível, vamos incentivar mais Ontarianos a comprar veículos elétricos, reduzindo a poluição de gás de efeito estufa e manter o nosso ar limpo”, disse Steven Del Duca, ministro dos Transportes do Ontário.
O anúncio do Ontário na quarta-feira acontece depois do Quebec ter anunciado no mês passado que vai reforçar o número de estações de carga rápida para veículos elétricos junto a uma das estradas mais movimentadas da província.
Os carros elétricos ainda são um nicho de mercado, com menos de um por cento das vendas globais de automóveis. Mais de 21.000 veículos elétricos (plug-in) foram vendidos no Canadá desde 2011.
O híbrido Chevy Volt lidera, seguido pelos Tesla Model S e Nissan Leaf, totalmente elétricos. Juntos, eles são responsáveis por quase 70 por cento das vendas.
A adoção generalizada de veículos elétricos tem sido dificultada pela preocupação dos consumidores sobre a disponibilidade de estações de carregamento, o tempo necessário para carregar baterias de veículos elétricos e a distância que pode ser percorrida entre as sessões de carregamento.
A típica deslocação urbana para o local de trabalho no Canadá, no entanto, é muito mais curta do que o intervalo de viagem de muitos veículos plug-in de hoje.
Fonte: Canadian Press