Ontário ultrapassa marco de 15.000 mortes por Covid-19

Foto: Mufid Majnun/Unsplash
Foto: Mufid Majnun/Unsplash

O número de mortes por Covid-19 em Ontário ultrapassou este mês o marco de 15.000. Ainda assim, o número de casos e de internamentos continua a diminuir.

Mais de 15.000 habitantes de Ontário morreram por causas relacionadas com a Covid-19 desde que a pandemia começou. Um marco sombrio registado no segundo fim de semana de novembro, mas que só agora foi confirmado pelas autoridades.

Na segunda semana de novembro, foram contabilizados 105 óbitos adicionais relacionados com o novo coronavírus, elevando o número total de mortes para 15.087.

Ainda assim, o número de adultos com teste positivo à Covid-19 nos hospitais pode estar a diminuir, apesar do aumento das infeções respiratórias nos cuidados intensivos pediátricos.

Na quarta-feira, dia 16 de novembro, os hospitais de Ontário contavam com 1.390 pacientes infetados com coronavírus, numa queda de 17% em relação à semana anterior.

O número de doentes nos cuidados intensivos também registou uma descida semanal de 17%. Trata-se do valor mais baixo desde 24 de setembro.

Também a taxa de positividade de 7 dias dos testes PCR caiu, de 13,7% na segunda semana de novembro para 11,6% na terceira semana de novembro.

À primeira vista, são notícias positivas. Ainda assim, as autoridades alertam que o sistema de saúde de Ontário continua sob grande pressão, já que enfrenta uma “ameaça tripla” do vírus sincicial respiratório (RSV), da gripe e da Covid-19.