
O departamento de Saúde Pública de Ontário anunciou, a 27 de março, que no espaço de uma semana foram relatados mais de 100 novos casos de sarampo na província. Estes novos relatos elevam o total de casos para 572, desde que o surto começou em outubro, 453 dos quais confirmados e 119 prováveis. A entidade acrescentou que os casos estão a ser relatados em 13 unidades de saúde pública, mais duas do que as indicadas na penúltima semana de março.
Entre os casos confirmados, 42 necessitaram de hospitalização, com dois a requerer cuidados intensivos. 36 dos casos de hospitalização eram crianças e a maioria delas não estava vacinada.
Novos casos de sarampo surgiram em Waterloo e no Condado de Lambton, no sudoeste de Ontário. Mais ao sul, em Chatham-Kent, os casos quase dobraram para 39 na última semana, e a propagação continua para o nordeste, em Huron Perth, onde 55 pessoas foram afetadas.
Quase todos os casos estão ligados a um surto multijurisdicional que começou com um caso relacionado com viagens em New Brunswick e se espalhou para Ontário e Manitoba.
O surto também está a ser monitorizado em outras províncias, embora os números de casos sejam menores, incluindo British Columbia (B.C.), Manitoba e Alberta, onde 18 pessoas foram diagnosticadas, a maioria menores de idade.
Na penúltima semana de março, Saskatchewan confirmou o seu segundo caso e disse que estava a investigar um terceiro, enquanto os números no Quebec permanecem inalterados, com 40 casos.
O número de casos registados em Ontário na última semana é superior ao número de casos registados ao longo de uma década entre 2013 e 2023.