ONTÁRIO QUER QUE OTAVA AUMENTE OS IMPOSTOS SOBRE OS ESPECULADORES IMOBILIÁRIOS

(David Donnelly/CBC)
(David Donnelly/CBC)
(David Donnelly/CBC)
(David Donnelly/CBC)

O governo do Ontário está a pedir ao ministro federal das Finanças, Bill Morneau, que arrefeça os mercados imobiliários em alta do país, aumentando o imposto sobre as mais-valias dos especuladores imobiliários.
Com a apresentação do orçamento federal agendada para quarta-feira, o ministro das Finanças do Ontário, Charles Sousa, está a pedir a Morneau que tome medidas para “melhorar o acesso ao mercado de habitação”.
Sousa está a sugerir que Morneau mude as regras fiscais que se aplicam quando alguém vende uma habitação que não seja a sua residência principal. Atualmente, apenas 50% dos lucros estão sujeitos a imposto sobre as mais-valias.
Aumentar a parcela tributável “poderia reduzir o incentivo para que as pessoas façam aquisições especulativas”, disse Sousa, numa carta a Morneau, tornada pública na segunda-feira.
A carta vem numa altura em que o Ontário pondera se valerá a pena impor um imposto sobre os compradores estrangeiros de imóveis, como a Colúmbia Britânica fez no ano passado. Alguns observadores acreditam que os especuladores domésticos que compram casas e apartamentos em condomínios como investimentos são a principal causa da subida dos preços no mercado de Toronto.
“Houve um número de fontes independentes que citam que a especulação no mercado [de Toronto] é muito maior do que acontecia no mercado de Vancouver”, afirmou Sousa aos jornalistas na legislatura na segunda-feira.
De acordo com Sousa, uma subida do imposto sobre as mais-valias obtidas com a habitação poderia “acalmar o mercado de tal forma a garantir que haja sustentabilidade a longo prazo”.
As suas observações vêm no mesmo dia em que os economistas do Scotiabank sugeriram que um «house flipping tax» seria mais eficaz para conter os preços da habitação em Toronto do que um imposto que tem como alvo os compradores estrangeiros.
Morneau vai apresentar o orçamento federal na quarta-feira. Ele não descartou uma alteração na isenção fiscal sobre as mais-valias no setor imobiliário.
Os últimos números de vendas do Toronto Real Estate Board mostram que o preço médio de uma habitação na área metropolitana de Toronto ultrapassou os 875 000 dólares em fevereiro, um aumento de 27,7% em relação ao ano anterior.
Fonte: CBC News