
O governo do Ontário está a prometer 10.5 milhões de dólares para a crise dos refugiados sírios, anunciou a primeira-ministra Kathleen Wynne no sábado.
Wynne disse que a província espera ajudar a instalar 10.000 refugiados até ao final de 2016, embora ela tenha dito que o governo provincial não tem o poder de patrocinar os refugiados.
Os refugiados têm fugido em massa da Síria desde 2011, quando o país entrou numa guerra civil que se estima ter ceifado mais de 100.000 vidas.
A maior parte da contribuição do Ontário vai ajudar a “agilizar a reinstalação dos refugiados em todo o Ontário e apoiá-los enquanto constroem novas vidas aqui” ao longo dos próximos 2 anos e meio, disse Wynne, acrescentando que dois milhões de dólares serão disponibilizados para a ajuda humanitária imediata no terreno no exterior.
O anúncio de Wynne no sábado, seguiu-se a uma mesa-redonda com novos imigrantes e líderes da campanha para privadamente patrocinar mais refugiados.
A promessa de Wynne acontece no mesmo momento que o governo federal anunciou que iria igualar as doações de ajuda humanitária até um máximo de 100 milhões de dólares.
Fonte: Canadian Press