Ontário proíbe câmaras de controlo de velocidade

Foto: CityNews

As câmaras de controlo de velocidade foram desativadas em Ontário, esta sexta-feira, dia 14. O Governo de Doug Ford proibiu o sistema de emissão de multas, depois de o premier o classificar como uma “forma de fazer dinheiro”. A decisão foi tomada apesar da oposição de autarcas e especialistas.

Em alternativa, a província vai investir 210 milhões de dólares em medidas de segurança rodoviária nas zonas escolares e comunitárias. Estão previstas lombas, passadeiras elevadas, rotundas, sinalização reforçada e mais presença policial.

Uma sondagem da Abacus Data mostra que metade dos habitantes da província prefere estas medidas de controlo de trânsito a câmaras automáticas. Mas especialistas alertam que as câmaras reduzem velocidade, colisões e até mortes.

A Câmara de Toronto confirma que vai começar a remover os equipamentos. Enquanto isso, a autarca Olivia Chow pede que a província assuma os custos que eram pagos com as multas das câmaras. Incluem-se despesas com vigilantes de travessia e agentes de trânsito afetos à segurança rodoviária.