
A província diz que os “ranked ballots” (boletins de voto por classificação) serão uma opção para os municípios do Ontário nas eleições municipais de 2018.
Os “ranked ballots”, que permitem que os eleitores possam votar nos candidatos por ordem de preferência em vez de selecionar apenas um indivíduo, não são utilizados em quaisquer municípios canadianos.
Dave Meslin, um defensor de longa data do sistema de escrutínio classificado, disse à CP24.com que esta é uma notícia “emocionante” para todos os 444 municípios da província.
Ele justifica que os “ranked ballots” permitem que as eleições e campanhas sejam mais “justas e amigáveis”, desincentivando o uso de anúncios de ataque e minimizando a necessidade de voto estratégico.
Meslin exemplifica que os “ranked ballots” foram implementados com sucesso em algumas cidades dos EUA, incluindo San Francisco e Minneapolis.
Ele recorda que a Assembleia Municipal de Toronto usa o sistema de votação classificada para eleger vereadores interinos e os partidos Liberal, NDP e dos Conservadores utilizam um sistema semelhante para eleger os líderes partidários e candidatos.
Se a legislação eleitoral classificada passar, a Assembleia Municipal de Toronto ainda precisará de aprovar a sua implementação.
Como parte da revisão, a província diz que vai solicitar feedback dos residentes do Ontário e vai pedir conselhos sobre o assunto da parte de um grupo de trabalho composto por representantes municipais e defensores dos “ranked ballots”.
