ONTARIO PLANEIA LIMITAR ANÚNCIOS DE TERCEIROS DURANTE AS ELEIÇÕES

ElectionsO governo Liberal do Ontário está a procurar limitar a influência de terceiros durante as eleições, um ano depois da propaganda eleitoral por parte desses grupos ter atingido os 8 milhões de dólares, anunciou a Canadian Press.
A província é atualmente a única jurisdição no Canadá – daquelas que regulamentam a publicidade de terceiros – em que esses grupos não enfrentam limites de gastos em publicidade ou de contribuição.
No recente orçamento provincial, o governo prometeu reforçar as regras em torno da publicidade de terceiros relacionada com as eleições.
A presidente da Secretaria do Tesouro, Deb Matthews, refere que vão desenvolver propostas específicas para limitar as contribuições de terceiros, regular os gastos eleitorais de terceiros e aumentar as exigências de informação.
O oficial-chefe das eleições do Ontário há anos que vem pedindo que a publicidade de terceiros seja controlada durante as campanhas eleitorais.
Segundo o relatório de Greg Essensa sobre a eleição geral de 2014, o número de terceiros mais do que triplicou desde 2007 e os gastos aumentaram em mais de 400 por cento para 8,4 milhões de dólares.