
Apesar de um prazo de 2015 para todos os pacientes terem um registo eletrónico de saúde, somente dois terços dos habitantes do Ontário têm um arquivo médico digital quando o ano está a chegar ao fim, de acordo com os últimos dados da eHealth Ontario.
A agência foi criada em setembro de 2008 para trazer os registos de saúde do Ontário para a era digital até ao final deste ano.
Mas apenas um ano depois que o trabalho começou, a eHealth foi envolvida num escândalo de gastos que o ex-auditor geral da província disse ter custado aos contribuintes mil milhões de dólares.
O escândalo eHealth criou um revés na linha do tempo. Mas o CEO da OntarioMD, a agência de propriedade da Associação Médica do Ontário que é contratada pelo governo para manter os médicos ligados ao sistema de saúde em linha, diz que tem feito “grandes progressos” desde 2009.
Cerca de 80 por cento dos médicos de família têm, ou estão em processo de mudança para, arquivos médicos eletrónicos e os registos são agora rotineiramente transferidos eletronicamente a partir de hospitais.
Milhões de exames de diagnóstico por imagem, incluindo tomografia computadorizada, raios-X, ecografia, ressonância magnética e mamografia são armazenados em “repositórios de diagnóstico por imagem,” de acordo com um comunicado do Ministério da Saúde e Cuidados a Longo Prazo.
Cada sala de emergência na província pode ter acesso ao histórico médico completo de cada idoso, e todos os hospitais podem compartilhar imagens de diagnóstico e relatórios eletronicamente dentro da sua região.
Os pacientes que sofrem trauma cerebral, incluindo acidente vascular cerebral, podem aceder a uma consulta com um especialista 24 horas por dia, sete dias por semana.
No entanto, o enorme sistema de saúde da província ainda não está inteiramente ligado eletronicamente, o que o ministro da Saúde Eric Hoskins reconheceu em comunicado à CBC News.
No outono, Hoskins ordenou uma revisão do mandato da eHealth como parte do que o ministério diz que é um “processo regular” de avaliar as agências provinciais.
Não há um cronograma para a conclusão da avaliação.
Fonte: CBC News