
O ritmo da construção de habitações no Canadá está a acelerar. De acordo com um novo relatório do Royal Bank of Canada que analisa os últimos números de construções de moradias da Canada Mortgage and Housing Corporation (CMHC), as construções de moradias foram as mais fortes de sempre no Canadá nos últimos quatro anos e continuam robustas em grande parte do país este ano.
No entanto, o relatório revelou que a província mais populosa do país está a travar esse ritmo. Enquanto o resto do país viu um aumento nas construções de moradias, Ontário viu um declínio acentuado, com o maior declínio concentrado na área metropolitana de Toronto.
O relatório afirmou que o atraso de Ontário na construção foi “a raiz da crise imobiliária” no Canadá.
A nível nacional, o Canadá registou o início da construção de 263 mil unidades em julho, um aumento de 3,7% em relação ao mês anterior.
Alberta, Saskatchewan, Manitoba, Quebec e o Canadá Atlântico registaram um aumento no número de novas construções. British Columbia (B.C.) registou alguma moderação, mas não tão acentuada como em Ontário.
Só em Toronto, a construção de habitações caiu 69% em julho, em comparação com o mês anterior, e 49% em relação ao ano anterior.
Os elevados custos de desenvolvimento e construção foram os responsáveis pelo ritmo lento do início da construção de habitações em Ontário, segundo o relatório.
