
O governo Liberal do Ontário está a creditar as receitas provenientes da oferta pública inicial da Hydro One, em parte, para uma projeção mais baixa do défice de $7.5 mil milhões, apesar de insistir que todo o dinheiro arrecadado com a venda vai para a infraestrutura.
Na sua atualização económica de outono divulgada na quinta-feira, o governo prevê que o défice de 2015-16 seja inferior em mil milhões de dólares, em relação à previsão anterior de $8.5 mil milhões no orçamento de primavera. O défice de 2014-15 é de $10.3 mil milhões.
Um aumento de aproximadamente $1.1 mil milhões na receita líquida “em grande parte reflete” o sucesso da oferta pública inicial sobre a Hydro One, refere o documento.
Mas isso não significa que o governo vai usar esse dinheiro para equilibrar as contas, disse o ministro das Finanças, Charles Sousa.
A oferta pública inicial angariou $1.83 mil milhões, mas um benefício de impostos diferidos ativos, dividendo especial e “payment-in-lieu” de impostos levaram o total da venda de 15 por cento da empresa pública para $5 mil milhões.
Isso foi $3 mil milhões mais do que o Ontário havia projetado, adiantou Sousa.
A declaração económica de outono também revela que os Liberais esperam ver $300 milhões em rendimentos “cap-and-trade” – que a primeira-ministra Kathleen Wynne tem dito irá para reinvestimento em tecnologia verde e ajudar as pessoas a mitigar o aumento dos custos – subindo para $1.3 mil milhões em 2017-18. Sousa esclareceu que a receita do sistema de cap-and-trade seria contabilizada da mesma forma como a receita da Hydro One.
O quadro cor-de-rosa que o governo tentou pintar de um caminho mais rápido para equilibrar as contas também veio com uma previsão de crescimento mais baixa. No orçamento da primavera, o governo projetou que o PIB real da província aumentaria em 2.7 por cento em 2015 e 2.4 por cento em 2016.
Agora, o governo diz que o crescimento real do PIB está previsto para ser de 1.9 por cento em 2015 e 2.2 por cento em 2016.
A dívida líquida da província ainda está projetada para um valor próximo dos $300 mil milhões até 31 de março, de 2016, embora a atual projeção seja agora um pouco mais baixa do que a estimativa do orçamento.
Os juros sobre a dívida também deverão ficar $140 milhões abaixo da estimativa no orçamento por causa da baixa das taxas de juros.
Fonte: Canadian Press