Ontário apresenta declaração financeira de outono

Foto: Facebook Peter Bethlenfalvy

O Governo de Ontário apresentou esta quinta-feira, 6 de novembro, a declaração económica de outono.

Com a declaração apresentada pelo ministro das Finanças, Peter Bethlenfalvy, a projeção do défice de Ontário está a diminuir. Em contrapartida, o mesmo acontece com as expetativas da província para o mercado de trabalho, uma vez que se prevê que as tarifas dos Estados Unidos da América (EUA) continuem a afetar a economia.

Na declaração da primavera, o Governo previa que o défice deste ano seria de 14,6 mil milhões de dólares, mas a terminar o ano as previsões apontam para um défice de 13,5 mil milhões de dólares.

A declaração de outono prevê ainda que a província equilibre as contas em 2027-28.

Esta atualização fiscal contém poucos novos investimentos, embora a província esteja a melhorar e expandir um crédito fiscal para investimentos na indústria transformadora e a adicionar 100 milhões de dólares a um fundo que ajuda as pequenas e médias empresas a diversificarem-se em novos mercados.

Os restantes 4 mil milhões de dólares da conta Protecting Ontario Account, no valor de 5 mil milhões de dólares, criada este ano pelo Governo para apoiar os setores afetados pelas tarifas dos EUA, ainda não foram atribuídos. O Governo afirmou que está a trabalhar nas próximas fontes de financiamento.