
Genebra, 03 mar (Lusa) — A organização não-governamental União das Organizações de Socorro e AuxÃlio Médico (UOSSM) denunciou hoje que houve pelo menos 289 ataques diretos contra hospitais na SÃria desde janeiro de 2016.
A organização, que opera 16 hospitais na SÃria e fornece materiais e medicamentos a mais de 200 hospitais e clÃnicas, revelou que em 2016 registaram-se 273 ataques diretos (que provocam danos estruturais) e 700 indiretos (nas proximidades do hospital, mas que provocam danos no edifÃcio).
Só nas últimas semanas, registaram-se 16 ataques diretos, entre os quais três contra o hospital Kafr Nabel, na provÃncia de Idlib, que o deixaram inutilizável, e um outro, em Hama, com armas quÃmicas lançadas de helicóptero, que mataram um cirurgião no momento em que operava um paciente.



