ONG AFRICANAS RESPONSABILIZAM FALHANÇO DOS GOVERNOS PELA VIOLÊNCIA XENÓFOBA

LusaMaputo, 23 abr (Lusa) – Organizações da sociedade civil africanas responsabilizaram hoje em Maputo os governos do continente pela violência xenófoba na África do Sul, por alegadamente terem falhado na luta contra a miséria, assinalando que “os ataques envolvem pobres contra pobres”.

A crítica à atuação dos estados africanos foi feita durante uma conferência de imprensa realizada por representantes de organizações da sociedade civil da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC), à margem de uma conferência sobre mudanças climáticas, que se realiza em Maputo.

“Na África do Sul, estamos a ver pobres locais e africanos a atacarem outros pobres africanos. Os pobres na África do Sul não entendem por que continuam pobres, mas estão assim porque não têm acesso à educação e à riqueza produzida no seu país, porque o Governo falhou na provisão desses serviços”, disse o moçambicano Boaventura Monjane, representante da Via Campesina África, uma ONG que luta pelos direitos dos camponeses.