Ómicron no Quebec: Fim de 10 dias de isolamento para idosos em lares

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

O Governo do Quebec não vai exigir que os idosos que vivem em lares se isolem durante 10 dias se alguém dentro do espaço, seja trabalhador ou não, testar positivo para a Covid-19. A política de isolamento já havia sido criticada por familiares que disseram que a saúde dos parentes piorou durante o período de isolamento.

Os idosos que vivem em lares do Quebec vão deixar de se isolar durante 10 dias, se alguém do estabelecimento testar positivo à Covid-19. A medida do Governo do Quebec veio de encontro aos pedidos dos familiares dos mais velhos da província que diziam que a saúde piorou durante o período de isolamento.

Luc Boileau, diretor interino de saúde pública do Quebec, disse que os idosos só vão ter que se isolar se tiverem tido contacto próximo com alguém que testou positivo ao novo coronavírus. O período de isolamento a cumprir vai ser de 5 dias.

Boileau disse que o levantamento de algumas das medidas é possível, porque a atual vaga da pandemia na província está a diminuir.

A mudança, que entrou em vigor na última quarta-feira, é uma das várias anunciadas pela ministra da Terceira Idade, Marguerite Blais.

Blais disse que o Governo do Quebec também vai suspender as restrições ao número de visitantes que os idosos podem receber até ao final do mês e que os prestadores de serviços, como cabeleireiros, vão ser novamente admitidos nos lares.

“Gostaria que parássemos de ser cautelosos demais. Somos muito, muito cuidadosos para que os nossos idosos não apanhem o vírus da Ómicron”, disse Blais.

Entretanto em Ontário, foram suspensas a maioria das atuais restrições de saúde pública relacionadas à Covid-19. Entraram em vigor na quinta-feira, 17 de fevereiro.

O processo começou com o fim dos limites de capacidade em locais com bares, restaurantes, cinemas e também ginásios.