Ofensiva Russa: Autoridades aconselham canadianos a sair da Ucrânia

Foto: Direitos Reservados/Lusa
Foto: Direitos Reservados/Lusa

O Global Affairs Canada emitiu uma nova recomendação, aconselhando todos os canadianos que estejam na Ucrânia por motivos não essenciais a saírem do país. Em causa está o agravamento das tensões na região, por causa da ofensiva russa.

Os canadianos na Ucrânia devem “avaliar se a sua presença no país é essencial”, numa altura em que as tensões com a Rússia se agravam. É o que consta de uma nova recomendação de viagem emitida pelo Global Affairs Canada.

A agência governamental aconselha os canadianos a saírem do país, num conselho adicional à recomendação já existente, que desencoraja as viagens não essenciais para a Ucrânia. A ministra federal dos Negócios Estrangeiros, Melanie Joly, também publicou a nova diretriz nas suas redes sociais.

A recomendação surge na sequência do agravamento das tensões na Ucrânia, face à iminente invasão da Rússia, que Moscovo nega.

O Reino Unido começou recentemente a retirar o seu corpo diplomático da Ucrânia, um dia depois de os Estados Unidos terem ordenado que as famílias dos respetivos diplomatas abandonassem o país. As autoridades norte-americanas avisam que a invasão militar russa pode “acontecer a qualquer momento”.

O Canadá ainda não emitiu uma diretriz semelhante ao seu corpo diplomático. O primeiro-ministro canadiano disse, no entanto, que a sua segurança é “primordial”. Justin Trudeau garante que o Governo federal tem “muitos planos de contingência” para responder às ações futuras da Rússia.