
Bruxelas, 21 out (Lusa) — O Governo português encara com “tranquilidade” a apreciação que a Comissão Europeia fará à proposta de Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) e não antevê que o executivo comunitário levante questões, afirmou hoje em Bruxelas o primeiro-ministro, António Costa.
“Este ano, nós vamos pela primeira vez ter um défice não só claramente abaixo dos 3%, como abaixo dos 2,5% propostos pela Comissão Europeia, e o défice proposto no orçamento do próximo ano cumpre também aquilo que são os nossos compromissos com a União Europeia, portanto não antevejo nenhuma dificuldade especial na apreciação pela Comissão Europeia da nossa proposta de orçamento”, disse o chefe do Governo.
António Costa, que falava no final de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE), na mesma semana em que o Governo entregou em Bruxelas o projeto orçamental para o próximo ano, rejeitou qualquer cenário de “drama” em torno da aprovação do OE2017, apontando que “verdadeiramente nunca houve drama ao longo de todo este ano” e “as relações hoje com a UE estão bastante serenas e calmas e descontraídas”.