OE2015: CFP ESTIMA QUE DÍVIDA PÚBLICA TENHA FICADO ACIMA DOS 129% DO PIB

LusaLisboa, 15 jan (Lusa) – O Conselho de Finanças Públicas (CFP) estimou hoje que a dívida pública portuguesa em 2015 seja superior à previsão do Governo e antecipa que se tenha fixado “acima dos 129% do PIB” no final do ano passado.

No seu relatório “Evolução económica e orçamental até ao final do 3.º trimestre e perspetivas para 2015”, hoje publicado, o CFP escreve que “o rácio da dívida pública deverá terminar o ano acima da estimativa do Ministério das Finanças” do anterior Governo, que apontava para os 124,4% no Programa de Estabilidade e que foi revista em alta para os 125,2% do PIB na segunda notificação no âmbito do Procedimento dos Défices Excessivos. O Governo de António Costa, por sua vez, previu que a dívida ficaria nos 128,2% do PIB em 2015.

No entanto, a instituição liderada por Teodora Cardoso conclui que, para reduzir a dívida para os 124,2% do PIB, isso “implicaria uma redução de cerca de 6,3 pontos percentuais do PIB no último trimestre” e que, “para alcançar o objetivo nominal traçado pelo Ministério das Finanças, o ‘stock’ da dívida deveria ter-se reduzido em 2,7 mil milhões de euros ao longo de 2015, o que não se veio a verificar até final de novembro”.