OBSERVADOR OFICIAL ALERTA PARA “RISCO SIGNIFICATIVO” DO ONTÁRIO NÃO CONSEGUIR EQUILIBRAR AS CONTAS ATÉ 2017-18

Ontario (budget)O observador oficial do orçamento do Ontário adverte que há um “risco significativo” do governo Liberal não conseguir equilibrar as contas da província até 2017-18, como prometido.
O Oficial de responsabilidade financeira Stephen LeClair diz que houve uma desaceleração da economia desde que o orçamento provincial de 2015 projetou um crescimento de 4,3 por cento em cada um dos próximos três anos.
LeClair refere que o crescimento vai ser de apenas três por cento, na melhor das hipóteses, o que ele adverte vai tornar mais difícil para os Liberais manter o plano de orçamento para limitar aumentos de gastos em apenas 0,5 por cento ao ano, abaixo de 1,4 por cento em cada um dos últimos quatro anos.
Ele prevê que um crescimento económico mais lento vai levar a uma quebra na receita de até mil milhões de dólares do orçamento previsto para o atual ano fiscal, que ele diz vai tornar ainda mais difícil para conter os gastos do governo.
O escritório de LeClair examinou uma série de cenários que afetam as finanças do governo e determinou que haverá um défice de 5.2 mil milhões de dólares no próximo ano e um défice de 3.5 mil milhões de dólares em 2017-18.
E ele aponta que os Liberais teriam de manter o aumento da despesa em 1,4 por cento e ter um crescimento económico de 3,3 por cento para obter os dados relativos ao défice tão baixos.
Ambas as agências de notação Moody’s e Fitch Ratings expressaram dúvidas sobre a capacidade do governo de cumprir as suas metas do défice e alcançar o equilíbrio em apenas dois anos.
Na semana passada, o novo oficial de responsabilidade financeira alertou que os planos dos Liberais para vender a Hydro One teriam um sério impacto negativo sobre as finanças do Ontário após um ganho inicial de curto prazo.
Fonte: Canadian Press