Obra no Quebec: Canadá investe 150 milhões em novo terminal de contentores

Foto: Port Montreal
Foto: Port Montreal

O Governo do Canadá vai investir 150 milhões de dólares num terminal de contentores no Quebec. O projeto da Autoridade Portuária de Montreal em Contrecoeur foi concebido para aumentar a capacidade da cadeia de abastecimento.

O Governo do Canadá vai investir até 150 milhões de dólares na construção de um novo terminal de contentores no Quebec.

O projeto da Autoridade Portuária de Montreal em Contrecoeur vai receber o dinheiro no âmbito do ‘National Trade Corridors Fund’ do Governo federal.

De acordo com o ministro dos Transportes do Canadá, o terminal vai aumentar a capacidade da cadeia de abastecimento nacional. Pablo Rodriguez diz que o Canadá nunca mais pode “passar por uma situação de escassez de produtos” e de consequentes aumentos de preços, como a que enfrentou durante a pandemia.

O novo terminal pretende melhorar a capacidade de contentores do Porto de Montreal para responder à procura de carga e manter “a fluidez” das operações portuárias.

O governante considera o Porto de Montreal não só um motor económico fundamental para a província do Quebec e Montreal, mas também de importância crucial para a cadeia de abastecimento nacional do Canadá.

O Porto de Montreal é o segundo maior do Canadá depois do Porto de Vancouver. É o único porto de contentores no Quebec e é servido pelas maiores companhias de navegação do mundo. Atua como um centro intermodal vital na América do Norte e tem a sua própria rede ferroviária portuária ligada às duas redes nacionais do Canadá.