
A campanha eleitoral federal está oficialmente em andamento. Saiba o que muda:
- Os limites de gastos: Os partidos e candidatos são limitados pelo quanto podem gastar. Os partidos poderão gastar mais de 50 milhões de dólares e os candidatos cerca de 200.000 dólares, em média, com base nas alterações às leis de gastos eleitorais do Canadá que aumentaram os limites de gastos no caso de um período de campanha prolongado.
- Grupos de interesse especiais ou de “terceiros” que dirigem campanhas publicitárias a favor ou contra um determinado partido, têm de se registar na Elections Canada, uma vez que tenham gasto 500 dólares em propaganda eleitoral. Em seguida, são limitados em quanto estes podem gastar: mais de 400.000 dólares este ano com um período de campanha prolongado.
- A publicidade do governo entra numa pausa temporária. Os departamentos só podem publicar anúncios se houver uma obrigação legal de fazê-lo, ou os anúncios estão relacionados com a segurança pública. Não há lugar a mais anúncios a divulgar medidas fiscais no orçamento federal.
- Os deputados federais não são mais deputados, mas os ministros mantêm os seus títulos. A ideia é que o governo ainda possa funcionar e desempenhar um papel de zelador enquanto um novo Parlamento é formado. Os ministros ainda são ministros e o presidente da Assembleia Legislativa também mantém o seu papel.
- As comissões parlamentares não podem mais reunir-se e todos os negócios páram. As únicas comissões que podem continuar a encontrar-se são as comissões de economia interna do Senado e da Câmara dos Comuns. A comissão dos Assuntos Sociais do Senado estava programada para reunir-se a 10 de agosto, mas agora isso já não vai acontecer.
- Os jornalistas devem observar um conjunto específico de regras em toda a publicação de sondagens de opinião pública, incluindo a elaboração de notícias sobre as perguntas feitas na sondagem. E a CRTC requer aos órgãos de comunicação que disponibilizem um tratamento equitativo – não necessariamente igual – a todos os partidos para que eles tenham uma oportunidade justa de tempo de publicidade paga e gratuita.
- Os deputados em exercício e os candidatos nomeados não podem mais frequentar cerimónias de cidadania, geralmente um lugar para conhecer novos eleitores.
Fonte: Canadian Press
