O presépio que une a Terceira ao Canadá

Foto: CM Roberto Picanço

São mais de mil peças, meticulosamente montadas num cenário de magia. Assim é o presépio de João Rocha, que a CMCTV foi conhecer. Uma tradição que une a Ribeirinha, na Terceira, à vida construída no Canadá.

João nunca teve presépio em criança, por falta de possibilidade financeira, mas guardou sempre esse desejo. Já emigrado, iniciou em 1994 um pequeno conjunto que cresceu ano após ano. Hoje, o presépio é uma obra de devoção e memória, onde se destacam peças oferecidas pela mãe, Arminda, que já partiu. Para João, esses elementos têm um valor profundamente afetivo.

O presépio divide-se em duas partes. A primeira recria as origens açorianas: a casa dos avós, as filarmónicas, as procissões, os moinhos e outras imagens que marcaram a infância na Ribeirinha. A segunda parte celebra a vida no Canadá, com neve, comboio elétrico e elementos tradicionais do Natal vivido pelas crianças.

Berço esse eternizado neste presépio… Com a colaboração da esposa, Fernanda, João transforma esta montagem anual num espaço onde a saudade, a fé e a identidade açoriana ganham vida.

À CMCTV, João Rocha revela ainda que o Natal é a sua festa preferida do ano… E deixa uma mensagem à comunidade.

No presépio de João Rocha, a Terceira e o Canadá encontram-se todos os anos – numa celebração da memória, da saudade e do percurso de imigrante.