O PAGAMENTO MÉDIO DE NOVAS HIPOTECAS AUMENTA EM RELAÇÃO À INFLAÇÃO

(Graeme Roy/The Canadian Press)
(Graeme Roy/The Canadian Press)
(Graeme Roy/The Canadian Press)
(Graeme Roy/The Canadian Press)

A agência federal de habitação do Canadá diz que o pagamento médio mensal da hipoteca mensal para novos empréstimos subiu para 1328 dólares no quarto trimestre de 2016, um aumento de 4,6 por cento, em relação a 1269 dólares no ano anterior.

O aumento ocorreu à medida que os preços das casas continuaram a subir, particularmente nas cidades de Toronto e Vancouver e áreas circundantes.

A Canada Mortgage and Housing Corp. diz que o facto do pagamento mensal médio agendado estar a crescer mais rápido do que a inflação é preocupante, porque sugere que os proprietários poderão ter dificuldades em cumprir com os seus pagamentos.

Em Toronto, o pagamento médio foi de 1826 dólares durante o quarto trimestre do ano passado, um aumento de 11,5% em relação a 1638 dólares no ano anterior. Em Vancouver, aumentou 4,5 por cento de 1853 dólares para 1936 dólares no quarto trimestre de 2015.

A CMHC, que obteve os dados da agência de monitorização de crédito Equifax, informou que as taxas de inadimplência hipotecária durante o quarto trimestre de 2016 foram de 0,34 por cento em todo o país, contra 0,35 por cento no ano anterior.

Fonte: Canadian Press