O MINISTRO DA SAÚDE DO QUEBEC VAI ABOLIR AS TAXAS ACESSÓRIAS ATÉ 2017

minister-quebecO ministro da Saúde do Quebec Gaetan Barrette anunciou na quarta-feira que o governo está a abolir todas as taxas adicionais para os cuidados de saúde abrangidos pelo seguro de saúde da província, RAMQ.
Desde que os quebequenses apresentem os seus cartões de seguro de saúde, não serão cobradas taxas, disse Barrette.
A única exceção, especificou Barrette, seria no transporte de amostras biológicas (tais como sangue ou urina) de uma clínica privada ou um centro médico especializado para um laboratório, onde um máximo de 15 dólares será cobrado ao paciente para uma amostra de sangue; e para qualquer outra amostra biológica, esse montante não pode ultrapassar 5 dólares.
Segundo o ministro, isso não inclui tratamentos cosméticos, para os quais podem ser cobradas taxas.
Taxas de fundo para casos incluindo anestésicos, nitrogénio, colírios, geleias e medicamentos para colonoscopias, entre outros, são cobrados em muitos lugares e os preços podem variar muito.
A proposta de regulamento sobre as despesas acessórias foi aprovada na quarta-feira pelo Conselho de Ministros.
Barrette disse que este projeto ilustra claramente o compromisso do governo em assegurar que o sistema de saúde é acessível a toda a população, acrescentando que este governo é o primeiro a comprometer-se a resolver a questão de custos acessórios com a aprovação da Lei 20 e com a futura proibição.
O crítico de saúde do PQ Diane Lamarre disse que o anúncio de Barrette é uma vitória para o Parti Quebecois, porque há muito que eles lutam contra as taxas acessórias, classificando-as de uma injustiça e um obstáculo ao acesso a serviços essenciais.
A proibição entrará em vigor em janeiro de 2017.
Fonte: CTV Montreal/com arquivos da La Presse Canadienne