

Quase um ano depois da sua derrota na eleição federal, o ex-primeiro-ministro Stephen Harper renunciou na sexta-feira ao seu assento parlamentar na Câmara dos Comuns, encerrando uma carreira na polÃtica que durou mais de duas décadas.
O ex-lÃder do partido Conservador anunciou que estava a deixar o cargo de deputado federal pelo cÃrculo eleitoral de Calgary Heritage, em comunicado de vÃdeo que foi postado nos seus canais de rede social.
“Em sete ocasiões, recebi com profunda humildade a vossa confiança e apoio, uma e outra vez. E deixo um mandato orgulhoso do que a nossa equipa conseguiu em conjunto”, diz Harper no vÃdeo.
O lÃder conservador interino Rona Ambrose endereçou os seus agradecimentos e melhores desejos a Harper.
Harper deixou o cargo de lÃder do partido Conservador em outubro, depois que ele perdeu a eleição para o rival Liberal Justin Trudeau, mas optou por permanecer como um deputado federal.
Harper vai agora integrar uma consultoria especializada em questões internacionais, ao lado de dois dos seus ex-assessores de maior confiança, Ray Novak e Jeremy Hunt.
Os três estão listados como diretores numa empresa criada em dezembro, denominada Harper and Associates Consulting.
O partido vai escolher um novo lÃder, em maio próximo, com Harper a pedir aos conservadores para permanecerem unidos.
Fonte: Canadian Press



