Nuno Borges defronta número sete do mundo na primeira ronda do Open da Austrália

Melbourne, 15 jan 2026 (Lusa) – O tenista português Nuno Borges vai defrontar Felix Auger-Aliassime, número sete do mundo, segundo o sorteio, realizado hoje, da ronda inicial do Open da Austrália, o primeiro torneio do Grand Slam da temporada.

O maiato, 46.º do ranking da ATP Tour, enfrentou o canadiano apenas uma vez na carreira, nos oitavos de final do torneio ATP500 do Dubai, em fevereiro de 2025. Borges venceu então o primeiro parcial, mas acabou por perder por 4-6, 6-3 e 7-5.

Na quarta-feira, antes de viajar para Melbourne, Borges foi eliminado na segunda ronda do torneio ATP250 de Auckland, na Nova Zelândia, depois de perder com o norte-americano Elito Spizzirri, em dois ‘sets’.

Na edição de 2025, o português de 28 anos chegou à terceira ronda, tendo sido batido pelo terceiro cabeça de série, o espanhol Carlos Alcaraz, em quatro parciais.

Ainda não foi sorteado o adversário do outro português que chegou ao quadro principal da competição individual masculina, Jaime Faria, que venceu hoje o argentino Marco Trungelliti na final da qualificação.

Em Melbourne, no sudeste da Austrália, o jovem de 22 anos bateu o veterano de 35 anos em dois parciais, por 7-6 (7-5) e 6-3, ao fim de uma hora e 37 minutos.

O encontro começou equilibrado e foi só no ‘tie break’ do primeiro ‘set’ que o lisboeta, 151.º do mundo, conseguiu superiorizar-se ao número 130 do ranking ATP.

Trungelliti, 18.º cabeça de série da qualificação do Open da Austrália, pareceu acusar o desaire e entrou mal no segundo parcial, permitindo a Faria quebrar os primeiros dois jogos de serviço do argentino.

Com ambos os tenistas a falharem muito no serviço, acabou por ser o lisboeta a conseguir fechar a partida.

O sorteio da variante de pares, que inclui a dupla composta pelo português Francisco Cabral e pelo austríaco Lucas Miedler, está marcado para sábado, às 15:00 (04:00 em Lisboa).

Os jogos do quadro principal do Open da Austrália começam no domingo e decorrem até 01 de fevereiro.

VQ // CAD

Lusa/Fim