

Um urbanista e filantropo aposentado está a doar $25 milhões para ajudar a transformar um trecho de 1,75 quilómetros de terreno em grande parte não utilizado debaixo da Gardiner Expressway num projeto de espaço público que está a ser anunciado como uma ‘sala de estar ao ar livre’ para toda a cidade.
Temporariamente apelidado de Project: Under Gardiner, o plano vai envolver a construção de um caminho de passeio e ciclismo, a oeste da Strachan Avenue para a Spadina Avenue, e a criação de um número de espaços públicos que podem ser usados para mercados, casas de espetáculos, parques infantis e jardins públicos.
Outros destaques do plano incluem a construção de uma pista de patinagem no inverno e uma série de fontes perto da Bathurst Street, bem como a criação de um grande espaço público completo com uma grande escadaria onde os moradores podem observar a atividade abaixo, perto da Strachan Avenue.
O custo da construção está previsto de ser totalmente pago com uma doação de $25 milhões da aposentada urbanista Judy Matthews e o seu marido banqueiro de investimento Wil Matthews.
A Assembleia Municipal ainda tem que votar para aceitar esse donativo, na sua reunião de dezembro.
Se aprovado, os responsáveis municipais dizem que a construção começará então este próximo verão com a primeira fase do projeto em torno da Strachan Avenue prevista para ser concluída algures em 2017.
O projeto, que será construído pela Waterfront Toronto, mas com propriedade e manutenção da cidade, usaria os pilares de betão que suportam a Gardiner Expressway para dividir livremente até 55 “espaços cívicos” que teriam diferentes elementos arquitetónicos e uma programação cultural e artística diferente.
O projeto foi concebido para ligar marcos existentes ao longo do percurso, tais como a nova Biblioteca Fort York e espaços verdes, como o June Callwood Park, Coronation Park, Garrison Common e o Toronto Music Garden.
As futuras fases do projeto também incluem planos para um parque de fitness ao ar livre, um parque para cães sem coleira e um centro comunitário mais perto da Spadina Avenue.
Consultas públicas previstas
Ao longo dos próximos meses, uma série de consultas públicas serão realizadas para procurar feedback do público sobre o projeto e sugestões para um nome permanente.
O financiamento também terá de ser encontrado para permitir o funcionamento e manutenção contínua do projeto, uma vez construído.
Falando com os repórteres no exterior do Fort York Visitor Centre, onde o projeto foi anunciado, o presidente John Tory disse que a iniciativa poderia ser replicada em última análise, para a porção oriental da via rápida entre a Spadina Avenue e a Don Valley Expressway.
Um total de 70.000 pessoas vivem nas áreas imediatas que cercam o projeto de espaço público proposto, de acordo com responsáveis da cidade.
Fonte: CP24