
O premier Doug Ford e o seu conselho executivo tomaram posse a 19 de março, depois de os conservadores progressistas terem vencido um terceiro governo maioritário consecutivo nas eleições de Ontário.
A tenente-governadora Edith Dumont fez o juramento do premier e do seu conselho executivo numa cerimónia no Royal Ontario Museum, com início às 2 pm. Antes de ser empossado como premier de Ontário, Doug Ford tomou posse como deputado provincial por Etobicoke North e agradeceu a confiança da comunidade.
Ford manteve o seu gabinete do mesmo tamanho do mandato anterior, mas mudou alguns dos seus ministros, como o da Habitação e o da Educação.
Paul Calandra, que era anteriormente ministro da Habitação, passa a ministro da Educação. O deputado provincial Rob Flack fica com a pasta da Habitação, bem como dos Assuntos Municipais. Todd McCarthy passa a ser ministro do Ambiente, Conservação e Parques, enquanto Jill Dunlop assume o cargo de ministra da Preparação e Resposta a Emergências.
Sylvia Jones continua a ser vice-premier e ministra da Saúde, enquanto Peter Bethlenfalvy mantém a pasta das Finanças.
A Assembleia Legislativa de Ontário foi convocada para o dia 14 de abril para iniciar a 44.ª sessão do Parlamento. O discurso do trono, proferido pela tenente-governadora, ocorrerá no dia 15 de abril. O discurso delineará os planos e prioridades do Governo para a nova sessão.
Ford e os conservadores progressistas foram eleitos com 80 assentos em toda a província nas eleições antecipadas, três a menos do que na sua vitória de 2022, e o NDP de Ontário foi eleito como a oposição oficial a 27 de fevereiro.
Os liberais de Ontário recuperaram o seu estatuto partidário nesta última eleição, mas ficarão sem a sua líder Bonnie Crombie depois de ela não ter conseguido vencer o seu assento em Mississauga-East Cooksville.
