
Os canadianos acordaram para um novo cenário político na terça-feira, depois de Justin Trudeau e os Liberais terem conquistado uma maioria decisiva na eleição federal, encerrando quase uma década de governo conservador.
Trudeau e o seu partido passaram de terceiro para o primeiro lugar, vencendo 184 assentos em todo o país.
Os Conservadores vão formar a oposição oficial com 99 assentos, e o NDP foi relegado ao estatuto de terceira força política, com 44 assentos. O Bloc Quebecois ficou com 10 assentos e a líder do Partido Verde, Elizabeth May, venceu o seu assento.
Na eleição federal de 2011, os Conservadores ganharam 166 assentos, o NDP ganhou 103 assentos, os Liberais ficaram com 34 assentos, o Bloc Quebecois ficou com quatro assentos, e o Partido Verde teve apenas um.
Depois da vitória eleitoral impressionante, Trudeau agradeceu aos canadianos por fazerem história, e por provarem que políticas “positivas, otimistas” não são apenas um “sonho ingénuo”.
O líder do Partido Liberal, de 43 anos, está a seguir os passos do seu falecido pai, Pierre Elliott Trudeau, que primeiro serviu como primeiro-ministro, de 1968 até que ele foi relegado para as bancadas da oposição em 1979. O mais velho Trudeau foi novamente eleito primeiro-ministro em 1980, cumprindo um mandato de quatro anos.
Durante o seu discurso de concessão em Calgary na noite de segunda-feira, o líder conservador Stephen Harper assumiu a responsabilidade pelo mau resultado do seu partido, mas não anunciou a sua demissão. No entanto, o presidente do Partido Conservador divulgou um comunicado que dizia que Harper pediu ao caucus recém-eleito para nomear um líder interino. Harper vai permanecer como um deputado federal pelo círculo eleitoral de Calgary Heritage.
Dirigindo-se aos seus apoiantes no círculo eleitoral de Outremont, em Montreal, o líder do NDP Thomas Mulcair não disse se ele iria permanecer como líder do partido, mas prometeu que os Novos Democratas vão continuar a trabalhar em políticas económicas e de cuidados de saúde.
Ao longo da campanha maratona de 78 dias, o NDP viu uma viragem da fortuna, ao perder o seu estatuto de liderança nas sondagens de opinião e, eventualmente, caindo para o terceiro lugar.
O partido perdeu assentos importantes em Quebec, onde este havia estabelecido a sua base em 2011, e foi completamente anulado na área da Grande Toronto.
A eleição também trouxe várias derrotas importantes em todo o país, com os agora ex-ministros conservadores e veteranos do NDP a perderem os seus assentos.
Os Conservadores Joe Oliver, Chris Alexander, Julian Fantino, Bernard Valcourt e Leona Aglukkaq todos perderam os seus respetivos círculos eleitorais. Os Novos Democratas Megan Leslie, Peter Stoffer, Peggy Nash, Paul Dewar e Pat Martin também foram derrotados.
O líder do Bloc Quebecois Gilles Duceppe também não conseguiu melhor no círculo eleitoral de Laurier-Sainte-Marie, perdendo para o incumbente do NDP Hélène Laverdière.
Fonte: CTV News