

Os estrangeiros com visto de isenção, incluindo os europeus, que voam para ou passam pelo Canadá terão em breve de obter uma autorização eletrónica de viagem (ETA), lembrou o ministério da imigração na terça-feira.
Um período de tolerância está em vigor desde meados de março, quando os novos regulamentos foram apresentados, devido a problemas técnicos. Mas isso termina no dia 30 de setembro, altura em que os funcionários vão começar a cumprir rigorosamente as regras.
Os cidadãos dos EUA estão isentos.
Outros cidadãos estrangeiros, incluindo aqueles que fazem escala, devem preencher um ETA online antes de viajar, e pagar uma taxa administrativa de 7 dólares canadianos.
Após preencher o formulário online, a permissão para viajar para o Canadá será enviada por e-mail e permanecerá em vigor durante cinco anos.
“A maioria dos candidatos obtém aprovação em poucos minutos”, informou o ministério no seu site. “No entanto, algumas aplicações podem levar vários dias para processar, pelo que é melhor não deixar para a última da hora.”
A medida é semelhante a uma criada pelos Estados Unidos em 2008, e irá afetar mais de três milhões de passageiros por ano de mais de 50 países.
Fonte: Relaxnews (AFP)