Novas regras do ‘Express Entry’ afetam candidatos com oferta de trabalho

Foto: Pexels

Os candidatos do ‘Express Entry’ deixaram de receber pontos adicionais no Sistema de Classificação Abrangente (CRS) por terem uma oferta de emprego válida, incluindo ofertas apoiadas por uma ‘Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho’ (LMIA).

A mudança foi feita nas regras oficiais de imigração, com efeitos a partir de 25 de março de 2025.

Antes desta mudança, os candidatos ao ‘Express Entry’ podiam receber entre 50 e 200 pontos adicionais no CRS por já terem um emprego assegurado, o que aumentava significativamente as suas possibilidades de receber um convite (‘Invitation to Apply’ – ITA) para se candidatarem à residência permanente através do ‘Express Entry’.

Esta mudança afeta as pontuações CRS de todos os candidatos do ‘Express Entry’ que anteriormente tinham pontos adicionais por já terem um emprego.

Os candidatos que já receberam convites ou que têm pedidos de residência permanente em andamento não são afetados.

Num comunicado de imprensa de 23 de dezembro de 2025, o IRCC afirmou que a remoção dos pontos adicionais é uma medida temporária, mas não disse quando essa medida terminará.

A versão de 25 de março de 2025 das regras oficiais de imigração (‘Ministerial Instructions’) manteve a maior parte das seções que descrevem o que constitui uma oferta de trabalho válida, apesar de ter sido removida a secção que atribuía pontos para tal oferta.

Na sua página de CRS, o Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) observa que “pode demorar alguns dias” até que as novas pontuações dos candidatos sejam atualizadas corretamente e solicita que os candidatos afetados não os contactem, a menos que a sua pontuação permaneça incorreta por mais de uma semana.