

A TTC irá em breve começar a testar as novas entradas de tarifa modernas para substituir os torniquetes de metal antigos atualmente em uso nas estações de metro, enquanto a agência continua o seu processo de modernização.
As novas portas vão integrar o sistema de pagamento Presto e vão começar os testes de campo nos primeiros três meses de 2016.
Discutindo as novas entradas durante uma reunião da administração da Metrolinx na quinta-feira, o Vice-Presidente Executivo Robert Hollis disse que a mudança será “transformacional” para a TTC.
Um relatório da TTC em junho indicava que as novas portas vão ajudar os utilizadores do serviço a percorrer as estações mais rápida e facilmente, vão ajudar a evitar a fraude e irão permitir diferentes tipos de configuração para atender às diferentes entradas.
Hollis mencionou que o plano é ter os novos portões instalados em 48 estações de metro até ao final de 2016, efetivamente trazendo o Presto para todas as estações de metro.
Enquanto que o Presto já foi implementado em 26 estações de metro, as máquinas de leitura Presto e torniquetes de metal naquelas estações serão eventualmente substituídos pelos novos portões de tarifas, embora o calendário para a sua substituição ainda não tenha sido determinado, disse Hollis.
Algumas estações terão de esperar mais tempo pelo Presto
A mudança para as novas entradas de tarifas significa que os utilizadores vão ter que esperar um pouco mais para usar o Presto em algumas paragens da TTC, tais como a Estação de Eglinton.
Hollis explicou que a decisão foi planeada para que o trabalho para instalar a nova infraestrutura não tenha que ser refeito em estações em que a instalação é mais complicada.
Ainda que as novas entradas sejam mais estreitas do que o outro sistema para se adaptar às estações de metro mais pequenas da TTC, Hollis referiu que as entradas vão ser grande o suficiente para que as pessoas possam atravessar com uma bicicleta, se necessário.
Presto vai ficar online em elétricos este mês
As novas entradas são o próximo passo, numa altura em que a TTC caminha em direção da plena integração do Presto como o seu principal sistema de pagamento de tarifa.
Hollis disse que a Metrolinx, que detém o Presto e está a trabalhar com a TTC para implementá-lo, está no caminho certo para trazer o sistema online em todas as onze rotas de elétricos na cidade até ao final do mês. É esperado que o Presto comece a entrar em uso nos autocarros algures na primavera.
Estão também a ser desenvolvidos esforços para tornar mais fácil adquirir um cartão em pessoa em vez de ter que encomendar um online.
Um projeto-piloto para começar a vender cartões de tarifa pré-carregados através de cinco bancas Gateway, em algumas estações, está previsto para começar este mês, e a Metrolinx está a trabalhar com a TTC para adicionar os cartões Presto nas máquinas que já dispensam o passe mensal da TTC.
Fonte: CP24